O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), também conhecido como tigre real, tigre-de-bengala-real ou tigre-indiano, é um grande felino e uma das seis subespécies de tigre restantes, sendo a segunda maior dentre elas, ficando atrás apenas do tigre siberiano.
Seu nome deve-se à sua presença em Bengala ocidental, próxima ao Golfo de Bengala.
É uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre os grandes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat.
O Tigre-de-Bengala chega a Ter uma altura de 1 metro e pode pesar 300 kg. O seu comprimento pode variar entre 1 e 3 metros.
Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é a mais forte entre todos os felinos.
Esta especie de Tigre vive em media 20 anos.Até ao começo do século XX, esta especie, habitava quase toda a Índia, mas atualmente encontram-se dispersados por Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar.
O seu habitat natural são os bosques, a Floresta tropical e Terras-altas.
Os Tigres-de-Bengala são puros carnívoros alimentando-se apenas de carne.
Alimenta-se de uma larga variação de animais que partilham o mesmo habitat que ele. Entre outros, é mais frequente este Tigre se alimentar de Búfalos, Veados, Alces, Coelhos e até já foi observado a comer pequenos macacos, pássaros e Cobras.
O acasalamento ocorre normalmente nos meses entre Novembro e Abril mas pode ocorrer em qualquer outra altura.
O período de gestação é de 103 dias e nascem de 2 a 5 crias. Estas crias nascem com cerca de 1 kg e são cegas tornando-as muito frágeis. Apesar da fêmea os alimentar com leite durante 8 semanas, as crias continuam a ser dependes da sua mãe até atingirem praticamente um ano e meio.
Graças à camuflagem proporcionada pela coloração e pelo desenho da sua pelagem, que confunde a linha do contorno do seu corpo contra a vegetação, o tigre pode aproximar-se da sua presa sem ser detectado.
Quando está a 20 m de distância, o tigre abaixa-se e depois de se arrastar pelo solo durante um pouco, salta para a frente, para morder o pescoço da sua vítima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas.
Apenas 5% dos ataques do tigre têm êxito. O tigre mata, em média, entre 40 e 50 presas durante um ano, o que equivale a uma a cada oito dias. No caso dos tigres com crias, às quais têm de alimentar, o tempo dedicado à caça é maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário